Corrosão
Relatório – Corrosão e Galvanoplastia
Marcos Maciel RA: 616633-4
TURMA: EM5Q18
Índice
1. Introdução
2. Objetivo do Experimento
3. Materiais e Métodos
4. Conclusão
5. Referências Bibliográficas
Ribeirão Preto/maio 2010
1. Introdução
Parte I – Corrosão
Corrosão define-se como a deterioração de um material, geralmente metálico, por ação química ou eletroquímica do meio ambiente ou não a esforços mecânicos. A deterioração causada pela interação físico-química entre o material e o seu meio operacional representa alterações prejudiciais indesejáveis, sofridas pelo material, tais como desgaste, variações químicas ou modificações estruturais. Sendo a corrosão, em geral, um processo espontâneo, está constantemente transformando os materiais metálicos de modo que a durabilidade e desempenho dos mesmos deixam de satisfazer os fins a que se destinam.
Parte II – Pilhas / Galvanoplastia
Numa célula galvânica (pilha) uma reação eletroquímica produz energia elétrica. A galvanização é o processo que utiliza reações de óxido-redução para produzir a interconversão de energia elétrica em química. Sua utilidade está no fato de se obter uma camada protetora de um metal em cima de outro.
2. Objetivo do Experimento
Objetivo Corrosão
Aplicar os princípios básicos da eletroquímica. Entendendo-se que esta parte da química trata do estudo da relação entre a energia elétrica e as transformações químicas.
Estudar a corrosão do ferro em meio ácido, básico e neutro.
Objetivo Galvanoplastia
Entender o