Apostila de fresagem
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE ENSINO DE SEGUNDO GRAU COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA
PROCESSO DE FRESAMENTO
Prof.: Paulo Roberto de Souza
2 CAPÍTULO 1
INTRODUÇÃO
A fresagem ou fresamento é um processo de usinagem mecânica, feito por fresadoras e ferramentas especiais chamadas fresas. A fresagem consiste na retirada do excesso de metal ou sobremetal da superfície de uma peça, a fim de dar a esta uma forma e acabamento desejados. Este processo permite realizar operações de fresado em superfícies das mais variadas formas, como planas, côncavas, convexas, combinadas, geração de hélices, etc.
1.1- FRESADORAS
As máquina de fresar ou fresadoras, consiste em uma máquina-ferramenta de grandes recursos e que se destacam pela forma e modo de trabalhar de sua grande gama de ferramentas, e forma juntamente com o torno mecânico os pilares indispensável à realização de quase todos os trabalhos da indústria de transformação mecânica (usinagem convencional dos metais).
1.2- TIPOS DE FRESADORAS
As máquinas fresadoras são classificadas geralmente de acordo com a posição do seu eixo árvore em relação à mesa de trabalho. Mesa de trabalho é onde se fixa acessórios, dispositivos e peças a serem usinadas. O eixo árvore é parte da máquina onde se fixa as ferramentas. Baseado nesse conceito, podemos destacar como tipos de fresadoras:
-
fresadora horizontal (eixo árvore paralelo à mesa de trabalho) fresadora vertical (eixo árvore perpendicular à mesa de trabalho) fresadora universal (figura 1.1)
3 copiadoras pantográficas dentadoras etc.
-
fresadoras especiais
1.3- PARTES PRINCIPAIS
-
corpo eixo árvore mesa carro transversal console caixa de câmbio para velocidades do eixo árvore (rpm) caixa de câmbio para velocidades de avanços (mm/min)
mesa eixo árvore Figura 1.1- fresadora universal 1.4- CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS PRINCIPAIS console área da mesa (mm2) cursos máximos (longitudinal,