Contabilidade
TEORIA DA CONTABILIDADE
TURMA: CCO – ADM - 2A
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PROFESSOR JOSÉ DE PAULA
GUARULHOS
2012 / 2
FACULDADES INTEGRADAS TORRICELLI – ANHANGUERA
TEORIA DA CONTABILIDADE
TURMA: CCO – ADM - 2A
NOME – RA:
ANNE CAROLINE DA SILVA LESSA – RA: 4251847444
WILLIAN COUTINHO DE MACEDO – RA: 3710646334
WAGNER RODRIGUES FURTADO – RA: 4202780948
LUCAS DE BRITO LOPES – RA: 4200050598
DANILO EVANDRO FEREIRA DA CRUZ – RA: 4200050543
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Trabalho elaborado a partir de pesquisas e conhecimento pessoal contendo todas as etapas da ATPS para apreciação do professor José de Paula para composição de nota do 2º semestre de 2012.
Guarulhos – 2012
Algumas considerações sobre as sociedades anônimas e seu regramento legal
Sociedade Empresarial é formada por uma ou mais pessoas que tem objetivos em comum, buscando unir forças para explorar uma atividade econômica. É importante saber que o sócio não é necessariamente um empresário.
De acordo com a lei, a partir do momento que a sociedade adquiri uma personalidade jurídica, ela se torna uma nova pessoa, diferente das que as constituíram. Com isso ocorre a separação de bens da sociedade e dos seus sócios. Apesar do património da sociedade e dos sócios serem diversos, o sócio continua responsável subsidiariamente, isso significa que ele responde pelas dívidas da sociedade.
No Brasil há a possibilidade de limitação de responsabilidade do sócio. Essas sociedades contam com total separação entre o patrimônio da sociedade e do sócio, essas são chamadas de sociedades limitadas e sociedades anônimas.
Dois pontos básicos no conceito de sociedade anônima é que o capital social é dividido em ações e a responsabilidade dos sócios é limitada ao preço de emissão dessas ações.
As sociedades anônimas podem ser aberta ou fechada, aberta é quando há negociação de ações na bolsa de valores, enquanto a