Apostila de desenho técnico arquitetônico
1-APRESENTAÇÃO
A partir da Pré-história o desenho começa a surgir, pela necessidade que o homem tem em se comunicar com o outro, representando a vida dos primitivos através de símbolos gráficos.
Com o passar do tempo surgiu à necessidade de um tipo de linguagem que fosse entendida em qualquer idioma. Na metade do século XIX, surge com a revolução industrial o DESENHO TÉCNICO, que passou a ser usado como linguagem do design, arquiteto e engenheiro através do qual comunica as características de seu projeto, seja utilizando a representação geométrica, ou representações gráficas como a perspectiva e croqui.
O domínio do desenho técnico fornece, além da idéia do design, dados exatos de todos os detalhes existentes no desenho, pois é regido por normas técnicas, facilitando assim o entendimento do cliente e da qualidade do projeto.
Design não é desenho, mas o desenho faz parte do design. O design é um processo criativo que utiliza espaço, forma, linhas, texturas, padronagens, como luz e cor para solucionar problemas e atingir metas especificam.
Nesse processo criativo, devemos considerar princípios básicos como equilíbrio, ritmo, harmonia, unidade, escala e proporção, contraste e variedade.
Um dos primeiros passos para um bom design é a capacidade de alterar nossos paradigmas, conceitos e preconceitos, mantendo a mente aberta a soluções desconhecidas e inovadoras.
2-CLASSIFICAÇÃO DO DESENHO TÉCNICO (NB -8)
O desenho é indispensável às artes e à tecnologia. É o recurso universal mais simples e claro de expressão da forma.
O desenho técnico é a forma mais primitiva de que se vale o profissional, para representar um móvel, um objeto, uma edificação, antes de se tornar real. O profissional tem que ter conhecimento da arte de desenhar, conhecer suas técnicas, o instrumental existente e sua correta utilização.
O desenho técnico consiste