Apostila de custos cap 3
Apostila de Contabilidade de Custos
Nome: ____________________________________________________________
Capítulo 3
METODOLOGIAS DE CUSTEIO
– CUSTEIO POR ABSORÇÃO –
3.1 Metodologias de Custeio Método de custeio é a maneira utilizada para se apropriar custos aos produtos. Em outras palavras, é lógica (“fórmula”) empregada para se encontrar os custos unitários. Esta lógica utilizada muitas vezes vai determinar o nível de preço dos produtos da empresa. Neste caso, é de vital importância utilizar um método adequado e consistente com a realidade da empresa.
Existem vários métodos de custeio para o levantamento e apropriação dos custos de uma empresa. Entre os mais conhecidos e utilizados, destacamos:
Custeio por Absorção;
Custeio Variável (ou Direto);
RKW (foco em produtos e contas de gastos);
Custeio Baseado em Atividades (ABC) (foco nas atividades);
Unidade de Esforço de Produção (UEP).
As características de cada método variam de acordo com o objetivo que se busca dar aos dados a serem apurados. Neste curso, estudaremos os dois primeiros métodos, devido ao seu grande uso nas empresas brasileiras. O método de Custeio Baseado em Atividades, devido à sua complexidade, será apenas citado e tratado superficialmente no final do curso.
Inicialmente, será mostrado o Método de Custeio por Absorção. O Método de Custeio Variável será estudado mais adiante.
3.2 Custeio por Absorção
Este sistema consiste na apropriação de todos os custos (e somente os custos), diretos ou indiretos, à produção do período. Os gastos não fabris (despesas) são excluídos, indo direto para o resultado, ou seja, tudo o que se incorreu de despesas no período é lançado no próprio período. Este tipo de custeio é o único aceito pelo Fisco (e, conseqüentemente, considerado pela Auditoria Externa), porque ele atende aos princípios contábeis.
Assim, o custo unitário de um produto é a soma dos