apostila de ativos
AC, COMPLEXO: Revitalizante, cicatrizante, anti-radicais livres, analgésico, antiinflamatório, bactericida, calmante, adstringente, queratolítico, antiedema, hidratante, sebo-regulador, estimula os fibroblastos evitando a formação de cicatriz e quelóide.
AÇAÍ: Hidratante, emoliente e remineralizante.
ACETATO TOCOFEROL OU ACETATO DE VITAMINA E: Excelente hidratante e condicionador, o acetato tocoferol também é um eficiente antioxidante (elimina a formação de radicais livres).
ÁCIDO ASCÓRBICO (VITAMINA C): Promove a recuperação da elasticidade, firmeza, hidratação, uniformização da textura cutânea, redução da síntese da melanina, anti-radical livre.
ÁCIDO AZELÁICO: bacteriostático e tem ação sobre a tirosinase, diminuindo a síntese de melanina. Concentração usual é 10 a 20%.
ÁCIDO BENZÓICO: Bactericida, fungicida. Usado como conservante em formulações farmacêuticas.
ÁCIDO BÓRICO: levemente adstringente e anti-séptico. Possui propriedades bacteriostáticas e fungistáticas, desnaturante
ÁCIDO CAPRICO: Está presente em leite de cabra, daí o nome. Nos óleos vegetais é encontrado na forma de triglicerídeos, sendo que os princípios ativos são: Óleo de Babaçu, Óleo de Coco, Óleo de Palma, Óleo de Ouricuri e Óleo de Tucumã. É muito utilizado em emulsões cosméticas de cremes, condicionantes, em formulações de xampu e desodorantes em bastão. Pode reagir com glicerina para formar um produto com propriedades emolientes e lubrificantes, sendo empregados em óleos de banho infantis para bebes. São muito usados nas sínteses e manufaturas de perfumes e fragrâncias, devido a suas. Devido a sua ação bactericida ele contribui para preservar as formulações de desodorantes e anti-perspirantes.
ÁCIDO CÍTRICO (Anidro): pode ser obtido de frutas ácidas como limão, laranja, tangerina, maracujá, entre outras. Possui propriedade acidificante, anti-oxidante, estabilizante e sequestrante em produtos cosméticos, como por exemplo, cremes, géis, loções cremosas e