Apostila de Anatomia - Cabeça Óssea
O crânio é localizado na parte superior do esqueleto axial e protege a parte central do sistema nervoso, os órgãos dos sentidos (audição,visão, olfato e gustação), os vasos sanguíneos e nervos. É constituído por ossos que forma o neurocrânio e o viscerocrânio.
A maioria dos ossos da calvária é formada por lâminas interna e externa de osso compacto, e são separadas por uma camada de osso esponjoso contendo medula óssea vermelha, chamado de díploe.
O neurocrânio é o revestimento ósseo que envolve o encéfalo, as meninges encefálicas, as partes próximas dos nervos cranianos e vasos. Possui um teto chamado de calvária ou calota craniana e um assoalho conhecido por base do crânio. É constituído por 8 ossos:
(1) Frontal;
(1) Etmoidal;
(1) Esfenoidal;
(1) Occipital;
(2) temporais;
(2) parietais.
O viscerocrânio forma a parede anterior do crânio e é composto por 15 ossos que circundam a boca, o nariz/cavidade nasal, e a maior parte da órbita:
(1) mandíbila;
(1) etmoide;
(1) vômer;
(2) maxilas;
(2) conhas nasais inferiores;
(2) zigomáticos;
(2) palatinos;
(2) nasais;
(2) lacrimais.
As maxilas forma o esqueleto da arcada dentária superior e está fixada ao crânio; a mandíbula forma o esqueleto da arcada dentária inferior e é o osso móvel do crânio, articulando-se com o osso temporal pela articulação temporomandibular (ATM).
Os ossos frontal, etmoidal, esfenoidal e temporais são chamados de ossos pneumáticos por possuírem cavidades cheias de ar, responsáveis por reduzirem o peso do crânio.
Na vista frontal do crânio encontramos:
(1) osso frontal;
Sutura metópica (resquício da sutura frontal)
Forame supra orbital;
Margem supra orbital;
Arco superciliar;
Glabela.
(1) mandíbula:
Corpo da mandíbula;
Ramo da mandíbula;
Protuberância mentual;
Tubérculo mentual;
Forames mentuais;
Ângulo da mandíbula;
Processo coronóide da mandíbula;
Processo condilar da mandíbular;
Cabeça da mandíbula;
Colo da mandíbula;
Incisura da