Apostila Ciencia Politica
DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA
MATERIAL DE APOIO
PROF. RICARDO ESPÍNDOLA, M.Sc.
1 NOÇÕES PRELIMINARES
1.1. Conceito de Ciência Política
Parte da Sociologia que estuda a teoria do Estado e a prática do seu funcionamento. A Ciência Política estuda a organização política dos diversos tipos de sociedade, as implicações sociais de movimentos políticos e ideologias; origem, desenvolvimento e funções do Estado.
Já a Sociologia é a ciência que estuda a vida social humana (Horton e Hunt, p. 20). É o estudo do comportamento social e das interações e organizações humanas e dos problemas sociais. Exemplo: liderança nas organizações, hierarquia de poder; conseqüências sociais das greves ou a influência delas na deterioração da moeda.
Em tempos de mudança, em que a cultura e a estrutura estão atravessando transformações dramáticas, a Ciência Política torna-se especialmente importante (Nisbet, 1969). Como a sociedade deve ser mantida unida quando se torna maior, mais complexa, variada, diferenciada, especializada e mais dividida ? e qual é o papel do Estado em relação a sociedade que paga tributos (gênero) e impostos (espécie)?
Conceito de Política: em português, a palavra “política” se refere tanto ao processo de disputa por cargos e negociação de interesses na sociedade quanto à implementação de ações governamentais específicas, na área de educação, saúde, meio ambiente, redução da pobreza, e outras. Os cientistas políticos de língua inglesa usam palavras diferentes para estes dois processos, “politics” no primeiro caso, e “policy” no segundo, expressão que costuma ser traduzida para o português como “política pública”.
A tradição portuguesa e brasileira aponta para o fato de que estas duas coisas estão ligadas, e uma não pode ser entendida completamente sem a outra; a tradição clássica, por outro lado, nos lembra que a implementação de políticas públicas deve obedecer a uma lógica