Apostila Carga Rod E Trafego
Construção de Estradas e Vias Urbanas
Profa. Jisela Aparecida Santanna Greco
Cargas Rodoviárias e Tráfego
Referências:
DNIT. Manual de estudos de tráfego. Ministério dos Transportes. Publicação IPR 723. Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes. 2006.
DNIT. Manual de pavimentação. Ministério dos Transportes. Publicação IPR 719. Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes. 2006.
DNIT. Manual de restauração de pavimentos asfálticos. Publicação IPR 720. Ministério dos Transportes. Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes. 2006.
Medina, J. MOTTA, L.M.G. Mecânica dos pavimentos. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2005.
Necessidade de se conhecer o tráfego
As características do tráfego afetam a qualidade dos pavimentos flexíveis. Solicitações acima das previstas em projeto podem ocasionar degradações como deformações permanentes, trincas e perda de material da superfície de rolamento.
A avaliação do desempenho estrutural de pavimentos flexíveis deve considerar: deformações plásticas ou permanentes observadas nos afundamentos das trilhas de roda, ocasionados por dois tipos distintos de solicitações, a compressão e o cisalhamento esforços de compressão geram a densificação dos materiais constituintes das camadas dos pavimentos esforços cisalhantes geram movimentos laterais de uma ou mais camadas deformações elásticas ou resilientes: ocasionadas pela repetição das cargas, que gera as trincas por fadiga em condições normais, a camada de concreto asfáltico tende a voltar a sua posição original após o término do carregamento, recuperando parte considerável da deformação sofrida entretanto, quando ocorrem deformações cíclicas sob cargas repetidas, o concreto asfáltico sofre o fenômeno de fadiga.
Cargas Rodoviárias e Tráfego
Veículo padrão: surgiu em virtude da heterogeneidade do tráfego serve de referência aos demais carregamentos o tráfego dos diferentes tipos de veículos pode ser expresso em termos do número