Relatorio De Patologia Pronto Salvo Automaticamente
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO DE FARMÁCIA
RELATÓRIO DE PATOLOGIA EXAME DO ESCARRO
Pontal do Araguaia – MT
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO DE FARMÁCIA
RELATÓRIO DE PATOLOCIA EXAME DO ESCARRO
Docente: Dr. Eduardo França.
Discente: Estefania Castro Santana
Pontal do Araguaia – MT
2013
INTRODUÇÃO
O escarro é material expectorado, proveniente do trato respiratório inferior, usualmente trazido pela tosse e eliminado pela boca. Ao transitar pela orofaringe e boca, entretanto, ele se mistura com secreções desses locais e também com os que são aspirados da nasofaringe (SILVA, 2001).
O exame pode indicar tipos de inflamação de vias respiratórias (ARACIQUEIROZ), bem como avaliar o tipo de inflamação e seu estágio desenvolvimento. Com ele é possível verificar a quantidade e o tipo de leucócito presente nas vias respiratórias, além do mais é bem menos incômodo do que a broncoscopia.
O exame de escarro traduz, muitas vezes de maneira bastante específica, a natureza da anormalidade presente nos pulmões, e pode contribuir de forma decisiva para o diagnóstico de um grande número de pneumopatias. Representa um exame simples, de execução fácil, e baixo custo ( SILVA, 2001). Algumas das características observadas no exame do escarro são as seguintes: aspecto, coloração, quantidade, presença de sangue, odor e consistência.
Uma das desvantagens é a contaminação que pode ocorrer, a amostra pode ser contaminado com bactérias comensais na cavidade oral, principalmente em pacientes hospitalizados, e também por patógenos oportunistas, criando assim dificuldade adicional na interpretação dos resultados (BALOOSHE, 2003). A contaminação do escarro representa um fator de significativa relevância no resultado dos achados microbiológicos referentes a este tipo