apostila CAD
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido por 6M`s tem por finalidade estudar um problema, através de suas causas raízes, esse diagrama também é conhecido por espinha de peixe devido ao seu formato.
Fig. Diagrama de Ishikawa Após analise verificamos que nosso problema está inserido na máquina e no método. O problema insere-se no método pois atualmente a peça 5U0 802 125/126- reforço da coluna A Esq/Dir. é cortada de forma entrelaçada (16-2), este método de corte é realizado para economizar material, sendo que a proposta de melhoria é cortar essa mesma peça porém utilizando o corte reto, esse tipo de corte resultaria em uma perda de 20mm em comprimento da peça, porém não alteraria o volume, contudo mantendo o avanco de 690mm. Este corte reto deverá ser efetuado em outra máquina, o que nos leva a causa-raiz deste problema, que é a máquina onde atualmente é feito o corte entrelaçado, conhecida por desbobinadeira-prensa realiza este corte em cerca de 23 golpes por minuto, ou seja, capaz de cortar 23 chapas por minuto, mas há outra máquina, a desbobinadeira-guilhotina, realiza o corte reto (16-1). Ela por outro lado é capaz de cortar 42 chapas por minuto, ou seja, podemos concluir que a demanda de peças, de 10350 peças, poderia ser cumprida em menor tempo, pois atualmente levam 8 horas para cortar essas peças, caso a mudança de corte e máquina ocorram o mesmo trabalho será realizado em 4 horas e 20 minutos. Outro fator é que o tempo de setup (troca de ferramentas) na 16-2 leva em média 30 minutos, já o tempo de setup da máquina 16-1 é de 15 minutos, obtendo assim ganho significativo no tempo de produção.
5W1H
Problema a ser resolvido: o corte da peça 5U0 802 125/126 é atualmente feito na desbobinadeira-prensa, que realiza o corte figurado nessa peça e essa máquina é um gargalo de produção pois essa mesma peça poderia ser cortada de maneira mais eficiente na desbobinadeira-guilhotina.]
Meta: Mudança de corte, de