apostila anestesio
15008 palavras
61 páginas
Danúbia Suelen Souza Brandão2012
1)INTRODUÇÃO A ANESTESIOLOGIA
“É o estudo das diversas modalidades de procedimentos por meio dos quais, através da administração de drogas, obtém-se a contenção do paciente e/ou a diminuição ou abolição da sensibilidade dolorosa.”
I) Objetivo da anestesia:
- Bem estar do paciente
- Contenção química
- Supressão da dor
II) Termos usados na anestesiologia:
Analgesia:
Diminuição da sensibilidade dolorosa; aumenta o limiar para dor.
O analgésico aumenta o limiar para dor, ou seja, ele aumenta a tolerância a dor, eu vou precisar de um estímulo maior para sentir dor.
Anestesia:
Abolição da sensibilidade dolorosa em um segmento do corpo (anestesia local) ou abolição da dor em todo o corpo (anestesia geral) por ação de drogas que deprimam a atividade nervosa central ou periférica.
Sedação ou tranquilização:
Estado de tranqüilidade, calma, obtido através do uso de drogas que deprimam o SNC. O paciente está consciente, porém relaxado.
Hipnose:
Estado de inconsciência ou sono induzido artificialmente. O animal apenas dorme, não há abolição dolorosa e nem abolição de reflexos.
Catalepsia:
Estado caracterizado por rigidez dos membros.O animal fica insensível a estímulos auditivos, visuais e pequenos estímulos dolorosos.
Este tipo de estado é efeito colateral de muitos sedativos, principalmente os do grupo da anfetamina.
Neuroleptoanestesia:
Sedação profunda associada a intensa analgesia, obtido através de uma droga tranqüilizante associada a um potente analgésico.
III) Tipos de anestesia:
Local:
Bloqueia a dor local, insensibiliza uma região específica.
Geral:
Estado em que há perda de consciência (hipnose) com redução da sensibilidade a estímulos externos (hiporreflexia: diminuição do estímulo ou arreflexia: abolição do estímulo) e abolição da dor (analgesia), acompanhado de redução do tônus muscular (miorrelaxamento). A anestesia geral atua no SNC,