apostila anatomia
Anatomia do Esqueleto Apendicular e Axial
PROF.: LEONARDO L. FARIA
ANATOMIA
1
INTRODUÇÃO:
No seu conceito mais amplo, a Anatomia é a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados. Ajuda a entender a localização e consequente papel dessas estruturas.
As denominações anatômicas derivam do latim ou do grego em função da padronização e de precedentes históricos. Se faz necessário utilizar denominações universalmente aceitas para diferentes estruturas do corpo e para suas diversas formas.
1.1) VARIAÇÃO ANATÔMICA NORMAL:
São diferenças morfológicas que podem apresentar-se externamente ou em qualquer um dos sistemas do organismo, sem que isto traga prejuízo funcional para o indivíduo.
São divididas em:
Variações anatômicas internas:
Ex.: Um rim ser maior que o outro.
Variações anatômicas externas:
Ex.: Um braço ser maior que o outro.
Obs.: Só será considerado uma variação se não trouxer perda na funcionalidade.
1.2 ) ANOMALIA E MONSTRUOSIDADE:
Quando o desvio do padrão anatômico perturba a função, geralmente trazendo prejuízos para a vida, diz-se que se trata de uma anomalia e não de uma variação anatômica. Ex.: O indivíduo nascer sem um dedo na mão direita. Nascer com um rim deformado.
Se a anomalia for tão acentuada de modo a deformar profundamente a construção do corpo do indivíduo, sendo, em geral incompatível com a vida, denomina-se monstruosidade.
Ex.: A agenesia (não formação do encéfalo).
1.3) ABREVIATURAS:
a. = artéria aa. = artérias fasc. = fascículo gl. = glândula lig. = ligamento ligg. = ligamentos
m. = músculo mm. = músculos
n. = nervo nn. = nervos
r. = ramo rr. = ramos
v.= veia vv. = veias
1.4) DIVISÃO DO CORPO HUMANO:
O corpo humano divide-se em cabeça, pescoço, tronco e membros. Cabeça unida ao corpo pelo pescoço. O tronco compreende o tórax e o abdômen. Dos membros, dois são superiores ou