Apostila 009 Concord ncia Verbal Gram tica Rose Vianna
714 palavras
3 páginas
Professora Rose ViannaGramática
Exercícios
CONCORDÂNCIA VERBAL
Julgue os itens abaixo.
1. ( ) “Cada crime de impacto, como as ondas de violência deflagradas, no Rio e em São Paulo, de dentro de penitenciárias, produz clamores por leis mais duras e prisões com rigidez absoluta.” A forma verbal “produz” está no singular para concordar com “impacto”.
2. ( ) “Mas o lançamento de satélites a partir dos anos 70 trouxe dados sobre o planeta que ajudaram a reforçar a tese central da Teoria de Gaia” A forma verbal “trouxe” pode ser substituída por trouxeram para concordar com
“satélites”, sem que a frase fique em desacordo com a escrita padrão.
3. ( ) “Os Estados Unidos da América cresceram a uma taxa superior a 3% em 12 meses, mas a maioria dos analistas aposta que a economia americana perderá força no segundo semestre.” Se o verbo da oração “mas a maioria dos analistas aposta” estivesse flexionado no plural — apostam —, o período estaria incorreto, visto que, de acordo com a prescrição gramatical, a concordância verbal, em estrutura dessa natureza, deve ser feita com o termo “maioria”.
4. ( ) É gramaticalmente correto flexionar no plural a forma verbal em “como se chama essa mágoa e esse rancor?”, tendo como resultado como se chamam (...).
5. ( ) “Esses seres microscópicos estão na base da cadeia alimentar e dão forma aos ciclos de carbono, nitrogênio e outros nutrientes que sustentam todo o ecossistema.” Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical do texto ao se substituir “Esses seres microscópicos” por Cada um desses seres microscópicos desde que se substitua também “estão” por está, “dão” por dá e “sustentam” por sustenta.
6. ( ) “Pesquisa realizada em vários países mostra que a pobreza e a violência atingem especialmente os mais jovens.” Se, no lugar da conjunção “e”, fosse usada a conjunção ou, no termo “a pobreza e a violência”, a forma verbal “atingem” deveria, obrigatoriamente, ser flexionada no singular: atinge.
7. ( ) “Por acaso, um dos habitantes