Apontamentos trabalho em equipe
Psicologia 3° período
Relações de trabalho em equipes interdisciplinares: contribuições para a constituição de novas formas de organização do trabalho em saúde
- O trabalho interdisciplinar tem como objetivo relacionar profissionais de diferentes áreas
- A falta desse trabalho integrado entre os diversos profissionais tem sido apontada como uma das razões que dificultam a realização de um trabalho mais qualificado na área da saúde.
- Como na área da saúde o trabalho é de um ser humano prestando serviços a outro, tem sido colocado à necessidade de se empregar um trabalho multi, pluri, inter e transdisciplinar.
- Profissionais da saúde compartilham o mesmo objetivo: ser humano
- A prática interdisciplinar coloca-se como potencializadora da integração que permitiria uma compreensão ampliada do objeto de trabalho em saúde, pela interação entre os profissionais e a articulação entre os diversos saberes e fazeres presentes no trabalho em saúde.
- Os integrantes do estudo referem que as relações de trabalho são satisfatórias constituindo-se em um dos fatores que mais motivam a sua permanência nas equipes estudadas.
- O profissional que forma a equipe de cuidados paliativos, encontra dificuldade em lidar com os conflitos entre as equipes, em especial a equipe de médicos com a equipe de enfermeiros. Isso provoca um conflito significativo com todas as outras equipes.
- Falando das razões que levam ao conflito entre as categorias, os/as integrantes do estudo relatam que estes são frutos de discordâncias sobre tratamentos e condutas assistenciais, principalmente. - No que se refere às relações entre profissionais/usuários e familiares, a atuação interdisciplinar propicia um outro modo de relacionar-se com o usuário/familiar, estimulando a percepção e a atenção às suas necessidades, além daquelas relacionadas à doença ou ao motivo que os levou a buscar os serviços de saúde. Os usuários dos serviços prestados pelas