Apometria
Cada um deles teve papel importante na missão de Jesus. Seraphis Bay como já informou o médium Roger Paranhos foi Kardec (na época de Jesus era o centurião Cornélio), Hilarion foi Paulo de Tarso, Nada foi Maria mãe de Jesus, Saint Germain foi José o pai de Jesus, El Morya foi o sábio Melchior, Lanto foi o primo de Jesus João Batista que é conhecido na umbanda como o orixá Xangô e por fim Rowena que foi a principal apostola e companheira de Jesus em sua missão, Maria de Magdala.
Devido a atual encarnação missionária na Terra, Lanto (João Batista) foi substituído por Ramatis (conhecido na GFB como mestre Kuthumi). Vale ressaltar aqui que Francisco de Assis não foi uma reencarnação de Ramatis, mas sim uma das encarnações de João Evangelista e também do profeta do VT Daniel. Ramatis foi o matemático Pitágoras e na época de Jesus era o sábio Apolônio de Tiana .
Primeiro raio: azul. O fluido universal na tonalidade azul é usado nos tratamentos onde é necessário o perdão. Na forma das águas age como um purificador, limpando mesmo as tristezas mais profundas, que impedem o perdão. El Morya ( Mago Melchior) é o senhor desse raio. É o raio que ajuda na renovação dos conhecimentos que são divulgados através de médiuns, assim como a água faz florescer o alimento na terra, motivando a busca pela evolução, através do esforço intelectual e sentimental de renovação e perdão, respectivamente. Sua atuação é no chacra laríngeo (na garganta). Sua palavra é perdão.
Segundo raio: dourado. O fluido universal na tonalidade dourada é usado nos tratamentos de educação e condicionamento da consciência, reequilibrio da razão afetada por intensos traumas emocionais e também, no caso do desenvolvimento dos médiuns, para sabedoria e ascensão da consciência. Na forma de gotas de ouro brilhante age como um farol, guiando a consciência que recebe a sua luz para o seu foco e o conseqüente favorecimento da