apometria e espiritisnmo

3495 palavras 14 páginas
Comunicação ao IV Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião da PUC
Minas

RITUAL APOMÊTRICO E SUAS INTERSEÇÕES COM O ESPIRITISMO
Izabela Matos Floriano Mendonça1

A utilização de terapias religiosas sempre estiveram presente no campo religioso brasileiro, principalmente as terapias adivindas das religiões mediúnicas que sempre foram alvo de discussões tanto no campo religioso como científico. Com as mudanças ocorridas no campo mediúnico, novas terapias tem adentrado os centros espíritas kardecistas, dentre elas a apometria. Terapia que surge em 1965, dentro de um hospital espírita em Porto Alegre desenvolvida pelo médico espírita José Lacerda. Ela tem sido amplamente utilizada fora do ambiente religioso, prática que observada nos atendimentos de um Grupo de Apometria na cidade de Juiz de Fora, MG, não viculado a instituição religiosa. A partir de sua observação pretende-se levantar semelhanças e diferenças do ritual terapêutico apomêtrico e o ritual do espiritismo a fim de interpretar até onde as terapias holíticas se encontram com as terapias religiosas espíritas.
PALAVRAS-CHAVE: Ritual, Perspectiva, Terapias religiosas, Espiritismo

1

Enfermeira Mestranda em Ciência da Religião , Programa de Pós graduação em Ciência da
Religião – PPCIR / Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF.
Endereço eletrônico: izabelamatos@hotmail.com

INTRODUÇÃO

Esta comunicação pretende apresentar observações preliminares de um estudo sobre as interlocuções religiosas da técnica de cura espiritual denominada apometria, técnica esta já abordada pelo antropólogo norte-americano Sidney Greenfield em seus estudos sobre curas espirituais no Brasil.
A partir de seu surgimento em meados de 1965, a apometria tem sido foco de discussões e conflitos no campo das religiões mediúnicas e foi incorporada por terapeutas alternativos, em seus consultórios, desvinculados dos centros espíritas. Conflitos esses, que podem ser observados em diversos

Relacionados