APM-MANSO
Cuiabá/MT
26/03/2013
Sumário
1. Introdução Em 1974, a enchente do Rio Cuiabá atingiu cota de 10,87 metros, uma das maiores cheias do rio. A enchente desabrigou 12.000(doze mil) pessoas. A inundação trouxe calamidade publica aos bairros ribeiros do rio. Os estudos para construção de uma barragem que pudesse não só conter as cheias, regular as secas, mas que tivesse múltiplo aproveitamento começou então nesse mesmo ano da inundação. Em 1988 o projeto da construção de Manso começa com a ELETRONORTE. Localizada na confluência do rio da Casca com o rio Manso. As obras ficaram paralisadas por 10 anos e em fevereiro de 1998 a FURNAS assumiu a construção. Em novembro de 1999 as obras foram concluídas. O lago obteve sua cota máxima em 2001. Por se tratar de uma Usina Hidrelétrica de Aproveitamento Múltiplo, a água utilizada para geração da energia elétrica é também responsável pela regularização do nível das águas do rio Cuiabá, o que consequentemente, torna seu nível de oscilação pequeno, variando de 4m à 4,5m entre os períodos de seca e chuva. Está localizada dentro do município símbolo do centro geodésico da América do Sul - Chapada dos Guimarães, tornando esse, um lugar de atração e beleza cênica ímpar.
2. Objetivo A visita técnica em campo pelos graduandos de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, teve como objetivo proporcionar o conhecimento in loco das funções da Usina de Aproveitamento Múltiplo de Manso (APM Manso), bem como entender o seu funcionamento.
3. Discussão
Usina Hidroelétrica Usina Hidroelétrica consiste em sumo na geração de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente. Podemos afirmar que o objetivo principal de uma usina hidroelétrica é a geração de energia elétrica.
Enchente de 1974 em Cuiabá No dia 18 de março de 1974, o Rio Cuiabá atingiu 10,87