Aplicações RFID
"A utilização da tecnologia RFID é bastante ampla, especialmente na área de logística e retaguarda, em carretas ou mesmo caixas de despacho de produtos e, em breve, também na interface com o consumidor, especialmente nas áreas de vendas. Esta tecnologia deverá conviver por muito tempo com os códigos de barras."(Santana, 2005:11)
Segundo Mota (2006), a primeira grande utilização da tecnologia RFID foi durante a segunda guerra mundial quando as forças britânicas utilizaram para identificar amigos e inimigos, respondendo ou não aos pedidos de identificação por meio de ondas de rádio.
A tecnologia já vem sendo utilizada no dia a dia, no controle de acesso a prédios, ambientes corporativos, e no ingresso em meios de transporte, ambos com uso de cartões de aproximação.
A seguir, veremos onde a Tecnologia RFID já está sendo implementada.
Pedágios
A tecnologia já se tornou comum nos pedágios de algumas rodovias. Ao invés de os carros pararem, um cartão provido com o microchip RFID é colocado no para-brisa do veículo, enviando seu código de identificação para as antenas ou leitores eletrônicos localizados na cabine de cobrança (Figura 1). Uma vez reconhecido o código, a passagem é liberada.
Figura 1: Ilustração do Sistema RFID no Pedágio Sem Parar
Logística
A logística é um setor que vem se expandindo devido a constantes mudanças no mercado mundial. Com o avanço da tecnologia, estão se desenvolvendo novos recursos e oportunidades para as empresas realizarem seus negócios. Dentro da logística estão envolvidos vários processos, como transporte, estoque, armazenagem, manuseio de materiais entre outros e a utilização da tecnologia RFID se faz presente visando redução de custos, menor desperdício, maior agilidade nos processos e maior satisfação dos clientes. Dentre as aplicações da RFID neste setor destacam-se:
Auxílio nas operações de recebimento, separação, transporte, armazenamento e expedição de materiais em depósitos e armazéns;