Aplicações do raio laser na ciência e tecnologia
Mesmo havendo várias aplicações do laser na tecnologia é na ciência que esse tipo de instrumento se destacou e causou os maiores impactos. Na área das ciências físicas se encontra uma área normalmente denominada de “óptica quântica” que se dedica exclusivamente aos estudos do desenvolvimento de teorias e modelos que expliquem as propriedades dessa radiação.
Aplicação na Tecnologia
Seu uso na tecnologia é indispensável, principalmente nos dias atuais, é esse feixe de luz concentrada que é responsável pela exatidão imprescindível na transmissão de dados pela internet, no sistema de telefonia e na leitura de CDs e DVDs, transformando ondas eletromagnéticas em sons e imagem. O tipo mais utilizado na tecnologia de mercado é o laser díodo, usando na base da transmissão de dados nas fibras ópticas, nos scanners, nas impressoras a laser e a mais recente a leitura Blu-ray.
Aplicação na Medicina
É usado em cortes, muito precisos e pouco sangue, músculos, pele e osso, para monitoramento de crescimento de tumores e os faz evaporar. Substitui, em doenças crônicas como artrite e asma, o uso de medicamentos, estimula a renovação celular e pode diagnosticar lesão na retina. No entanto, é na dermatologia que ele é mais usado, uma vez que, removem às manchas da pele, as linhas de expressão e danifica os bulbos capilares e impede o nascimento e crescimento de pelos indesejáveis. Na urologia, ele permite realizar algumas operações através de fibras ópticas, como, por exemplo, vaporização de pedras nos rins, desde que essas se encontrem numa posição favorável. Hemorroidas são vaporizadas rapidamente, apenas com anestesia local e sem muita dor.
Uso na estética
Outro campo aonde o uso do laser vem se destacando e se aprimorando é na remoção de tatuagens, antigamente essa técnica era aplica com aparelhos que vaporizavam as os