Aplicações do conhecimento genético
Melhoramento genético: O melhoramento genético de plantas e animais domésticos consiste em selecionar e aprimorar determinadas qualidades das espécies, tendo em vista sua utilização pela humanidade.
O gado da raça Shorthorn, criado em certas regiões dos EUA, é um excelente produtor de carne, é pouco resistente ao calor, sofrendo muito no verão. O gado da Zebu, raça de origem indiana muito resistente à parasitas e ao calor, mas que produz relativamente menos carne. Após vários ciclos de cruzamentos entre Shorthorn e Zebu, sempre selecionando as características desejadas, desenvolveu-se uma população homogênea, que foi considerada uma nova raça, denominada Santa Gertrudes tem boa resistência a doenças infecciosas e grande tolerância ao calor, podendo viver em regiões onde o gado Shorthorn não sobreviveria.
.
MELHORAMENTO GENÉTICO VEGETAL
Transgênicos: Resultam de experimentos de engenharia genética nos quais o material genético é movido de um organismo a outro visando a obtenção de características específicas.
Ferramentas usadas na engenharia genética:
Enzimas de restrição - endonucleases São enzimas que funcionam como “tesouras moleculares” capazes de clivar o DNA com precisão. Estas enzimas são endonucleases, ou seja, no interior (daí o prefixo endo-) das moléculas de DNA, cortando-as em locais bem definidos. As enzimas de restrição reconhecem e atuam sobre sequências específicas de DNA, catalisando a destruição de uma ligação fosfodiéster entre dois nucleotídeos consecutivos ligados a determinadas bases. Os nucleotídeos entre os quais a enzima corta, ou seja, entre os quais promove a hidrólise, encontram-se no interior dessas mesmas sequências específicas de reconhecimento. Passos na obtenção de transgênicos: O gene escolhido (extraído de outro organismo) é inserido no plasmídeo Ti; O plasmídeo, contendo o gene de interesse, é inserido na bactéria; A bactéria infecta a planta, introduzindo nela o seu DNA; O gene de