Aplicações de lubrificantes
ENGRENAGENS
Definição:
As engrenagens são empregadas para transmitir força e movimento, de um eixo a outro. Os eixos, aos quais as engrenagens estão fixadas, só podem estar numa destas três posições relativas: • Eixos paralelos. • Eixos formando intersecção. • Eixos cruzados.
Engrenagens Típicas
Engrenagens Típicas – Eixo Helicoidal Paralelo e Dentado
As engrenagens dentadas são as mais comuns, elas têm dentes retos, e são instaladas em eixos paralelos. Muitas vezes, são utilizadas ao mesmo tempo várias engrenagens dentadas para alcançar reduções de engrenagem em grande escala. Os dentes das engrenagens helicoidais são seccionados em ângulo diretamente na face da engrenagem. Quando dois dentes do sistema de engrenagem helicoidal se encaixam, o contato é iniciado numa extremidade do dente e gradualmente avança conforme vão rodando as engrenagens, até alcançar um perfeito encaixe.
Engrenagem Helicoidal Engrenagem Helicoidal Cruzada Engrenagem dentada
Engrenagens Típicas - Cônicas
As engrenagens cônicas são úteis quando é necessário mudar a direção de rotação do eixo. Estes são normalmente instalados sobre eixos que tem um ângulo de separação de 90 graus, mas que no entanto podem ser desenhadas para funcionar com outros ângulos de separação. Os dentes das engrenagens cônicas podem ser retos, em espiral ou hipóides.
Engrenagem Cônica Hipóide
Engrenagem Cônica Espiral
Engrenagem Cônica
Engrenagens Típicas - Cônicas
As engrenagens de rosca sem-fim são utilizadas quando é necessário efetuar grandes reduções. A rosca sem-fim pode facilmente girar a engrenagem, no entanto a engrenagem não pode girar a rosca sem-fim – sendo estas úteis para máquinas tais como sistemas transportadores – a característica de bloqueio pode atuar como trava do transportador quando o motor não está acionado.
Engrenagem de rosca sem fim-Aço
Engrenagem de rosca sem fim-Aço e latão
Princípios