Aplicações de energia solar fotovoltaica
Elaboração de um sistema de geração de energia solar fotovoltaica ligado à rede elétrica local
Tiago Pellegrini Travassos Vieira
5947475
Dados da Localidade
A residência onde se pretende aplicar o sistema a ser elaborado fica localizada na zona sul da cidade de São Paulo. Para estimar a incidência do recurso solar nesta região foi utilizado o site da Cresesb (http://www.cresesb.cepel.br/sundata/index.php), que permite visualizar os dados de incidência de uma localidade através de suas coordenadas geográficas.
Com os dados de incidência do recurso solar na região, utilizou-se então a “planilha de cálculo da irradiação diária”, fornecida aos alunos durante esta disciplina, para calcular a irradiação diária considerando os dados de orientação da superfície coletora.
Para a inclinação da superfície, foi considerado o valor de 22,5 graus, que representa a inclinação padrão de um telhado residencial, já que se pretende posicionar as placas coletoras de energia no telhado da residência em questão. Já em relação à orientação geográfica da superfície coletora, a atual posição está deslocada em 20 graus para leste em relação ao Sul, e portanto, com base no material de referência da disciplina, podemos determinar um ângulo alfa de -20º.
Os próprios resultados gerados pela planilha já servirão como input para o cálculo do número de “horas de sol pleno”, que será utilizado para dimensionar o sistema em elaboração. A média mensal calculada foi de 4,1 HSP por dia, e o mínimo valor obtido foi para o mês de junho, 3,6 HSP.
Dimensionamento do Sistema Gerador
Considerando-se o consumo de energia elétrica na residência em estudo, obtemos uma média de 400 kWh por mês. Sendo assim, para uma primeira estimativa da potência fotovoltaica do sistema em elaboração, vamos considerar um sistema que gere 20%, 50% ou 100% da energia total consumida na residência, considerando-se a média calculada. Isto representa uma