Aplicação empresarial - banco de dados
Banco de Dados
Aplicação Empresarial Banco de Dados
Grandes quantidades de informações nos bancos de dados informatizados podem esconder conhecimentos valiosos e úteis para a tomada de decisões. O aumento no volume dos dados, associado à crescente demanda por novo conhecimento voltado para decisões classificadas como estratégicas, provoca o crescente interesse em descobrir novos conhecimentos em banco de dados. O primeiro passo para se obter informações estratégicas para uma gestão eficiente é a formação de um bancos de dados consistente.
Os Bancos de Dados costumam conter informações organizadas sobre pesquisadores, grupos, instituições de pesquisa e projetos desenvolvendo desafios de transformar as informações em subsídios.
A existência destes bancos de dados, por exemplo, permite conhecer como é organizado o parque científico e tecnológico nacional, transformando em estratégias para uma gestão segura do setor, permitindo traçar diretrizes políticas realistas. Apresentam desafios que se mostram simplificados com a resolução de duas questões básicas: de como extrair conhecimento destes dados e como obter conhecimento que seja estratégico para tomada de decisões.
Os dados, os quais tomam o maior volume da memória do computador, oferecem pouca utilidade estratégica na hora de se tomar decisões.
A partir dos dados organizados é possível obter muita informação armazenada em computadores centrais proporcionando fácil acesso aos usuários através da rede de comunicações, desenvolvidos para fins específicos como a criação de um banco de dados empresarial realizado pelas ferramentas dos Sistemas Gerenciadores de Banco de
Dados(SGBD). Cédon (2002) conceitua que os bancos de dados no sentido genérico, incluem nas empresas, como suporte informacional.
A partir das informações coletadas ou dos próprios dados, é possível extrair um conhecimento mais completo, resumido e em menor quantidade, mas de maior inteligibilidade para