Aplicação dos vetores ao plano
1. Introdução
Neste trabalho iremos abordar alguns programas criados no R, que nos dão a solução a vários problemas relacionados à aplicação dos vetores no estudo do plano.
Serão ao todo quatro programas, cada um com uma função diferente..
2. Comandos Importantes
Programa 1:
Neste programa você deve definir os valores de 'a', 'b', 'c', 'x', 'y', 'z', sendo ‘x’, ‘y’ e z’ pertencentes a um ponto de um plano e ‘a’, ’b’ e ‘c’ pertencentes há um vetor normal não nulo ao mesmo plano. Definido os valores destas variáveis o programa calcula o valor da variável 'd' e então mostra a formula 'a*x+b*y+c*x+d=0', mostrando os valores de a, b, c e d obtendo assim a equação geral do plano. Para a criação deste programa foram utilizados os comandos 'function' onde você define variáveis para atribuir valores depois, e o comando 'sprintf' que é utilizado para imprimir o valor no monitor.
Programa 2:
Para o funcionamento correto deste programa devemos definir os valores das variáveis 'a1', 'b1', 'c1', 'a2', 'b2', 'c2', 'x1, 'y1', 'z1', para o programa calcular o vetor normal ‘n’ (n[1], n[2] e n[3]) e 'a variável ‘d', para assim descobrir a equação geral do plano. Os valores de 'a1', 'b1', 'c1' e 'a2', 'b2', 'c2' vem de dois vetores paralelos ao plano e 'x1, 'y1', 'z1' de um ponto pertencente ao mesmo plano. Para a criação deste programa foram também utilizados os comandos 'function' onde você define variáveis para atribuir valores depois, e o comando 'sprintf' que é utilizado para imprimir o valor no monitor.
Programa 3:
Este programa calcula a equação geral de planos paralelos a algum dos eixos, seja ‘Ox’, ‘Ou’ ou ‘Oz’. É necessário definir valor as variáveis 'a', 'b', 'c', 'x1', 'y1' e 'z1', devendo ou ‘a, ou ‘b’ ou ‘c’ ter valor igual à zero (apenas uma delas). Depois que os valores forem definidos, o programa avalia qual das variáveis tem valor zero, para saber em qual eixo o plano é