Aplicação do voleibol na fase pré-púbere
APLICAÇÃO DO VOLEIBOL NA FASE PRÉ-PÚBERE
Universidade Nove de Julho
São Paulo
2010
ELIZEU DE SOUZA RAMOS
APLICAÇÃO DO VOLEIBOL NA FASE PRÉ-PÚBERE
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação da Universidade Nove de Julho como exigência parcial para obtenção do grau de Licenciado em Educação Física. Sob a orientação metodológica do Professor Mestre Caio Graco Simoni da Silva.
São Paulo
2010
Dedico esta obra a minha esposa Érika Andrade Ramos. AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus, que me criou e me dotou de inteligência e capacidades, ensinando-me que tudo é Dele, por Ele e para Ele.
Agradeço a minha esposa Érika, inestimável e preciosa, ao seu sempiterno amor e inefável auxílio bem presente em todos os momentos.
Agradeço ao mestre Caio Graco, meu orientador, que possibilitou a oportunidade de enriquecer meus conhecimentos com seus ensinamentos de mestre.
Agradeço aos meus colegas de sala – todos – que cada qual a sua forma, também me acrescentam valiosas lições para a vida inteira.
E, com todas as idas e vindas
A vida sempre prega o inesperado
Mostrando o quão errado somos
E o ensejo de termos “aindas”
Refazermos teoremas, o passado
Para sermos o que nunca fomos!
Elizeu de Souza Ramos, 2005
RESUMO
O vôlei tornou-se o mais vitorioso esporte nacional de 1980 para cá e desde então é praticado por milhões de brasileiros, homens e mulheres, adultos e crianças. O presente estudo criado a partir da leitura e revisão de artigos visa esclarecer a importância de criar o hábito da prática do vôlei em crianças na educação física escolar, durante a fase pré-púbere, dos 10 aos 13 anos de idade, mediante vantagens no seu desenvolvimento motor, sua comunicação com o professor-treinador, no fomento à inteligência e à socialização que