APLICAÇÃO DE ROCHAS E SOLOS EM OBRAS DE ENGENHARIA
Aplicações de rochas e solos em obras de engenharia Introdução
A utilização das rochas nas sociedades humanas tem uma idade bastante antiga no que se diz respeito ao seu uso para criar ferramentas e utensílios para o desempenho das tarefas diárias tais como a extração de produtos animais ou vegetais.
Isso pode ser evidenciado pela existência de utensílios de pedra datados em 1,5 milhões de anos.
Com relação, porém à utilização das rochas como
materiais de construção esta história á bem mais recente, pois a necessidade de construção de moradias só surgiu na história da humanidade a partir do momento que as sociedades fizeram a opção pela vida agrícola (cerca de 8.000 anos a.C.) o que favoreceu a fixação destas sociedades em áreas restritas.
A partir deste momento as sociedades antigas passaram a
utilizar, para construção de seus edifícios, os materiais de construção naturais que pudessem ser encontrados à menor distância possível.
Atividades de Superfície :
a) Obtenção de materiais para construções em geral.
b) Construção de estradas, corte em geral e minas a
céu aberto.
c) Fundações de Edifícios.
d) Obtenção de água subterrânea.
e) Barragens de terra e aterros em geral.
f) Túneis e escavações subterrâneas.
Obtenção de materiais para construções em geral
A procura de ocorrências naturais (jazidas) de materiais de construção como pedras, saibros, areia ou cascalho, argilas para exploração, constitui uma das fases importantes do planejamento das obras civis.
Nas obras situadas nas grandes cidades e nas proximidades das mesmas, o material de construção necessário poderá ser adquirido de fornecedores (pedreiras, areais, ...) já instalados. A
maioria das grandes obras rodoviárias, ferroviárias, hidráulicas, habitacionais etc. , no entanto, utiliza jazidas próprias.
A localização adequada das jazidas que forneçam
materiais de boa qualidade é um dos fatores que mais