APLICAÇÃO DE GEOMEMBRANA PARA PROTEÇÃO DO LENÇOL FREÁTICO EM ATERROS
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
APLICAÇÃO DE GEOMEMBRANA PARA PROTEÇÃO DO LENÇOL FREÁTICO EM ATERROS
CURSO: Engenharia Civil
Resumo – No Brasil, os geossintéticos são muito utilizados como elementos protetores, o termo geossintético é usado para descrever uma família de produtos sintéticos utilizados para resolver problemas em geotecnia. A natureza sintética deste produto o torna próprio para uso em obras onde um alto nível de durabilidade é exigido. Neste trabalho estudou-se um geossintético específico denominado geomembrana, utilizado para revestimento e impermeabilização em aterros sanitários, elimina a possibilidade de contaminação do lençol freático, garante a integridade e preservação do meio ambiente.
Palavras-chaves – geossintéticos, geomembranas, aterros sanitários.
1. INTRODUÇÃO
As geomembranas constituem um dos principais tipos de geossintéticos aplicados nas obras de engenharia. As principais aplicações da geomembrana são em lagoas de tratamento de efluentes; aterros sanitários; canais e reservatórios para irrigação; lagoas e reservatórios para tratamento de água e de esgotos; impermeabilização de reservatórios de concreto, entre outros. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 12553 (2003) a geomembrana pode ser definida como: produto bidimensional, de baixíssima permeabilidade, composto predominantemente por asfaltos, elastômeros ou plastômeros, utilizado para controle de fluxo e separação, nas condições de solicitação.
Neste trabalho estudou-se a aplicação da geomembrana para proteção do lençol freático próximo aos aterros sanitários contra o chorume, que é um resíduo líquido de elevada carga orgânica e forte coloração, produzido pela decomposição química e microbiológica dos resíduos sólidos depositados em um aterro. A sua composição química apresenta grande variabilidade, uma vez que, além de depender da natureza dos resíduos depositados, da forma de