Aplicaçao capacitores
Antes que se entenda um caso de aplicação pratica de condutores e indutores é preciso ter em mente qual é o papel e o principio de funcionamento de ambos.O capacitor é geralmente formado por dois materiais condutores , que são separados por um material dielétrico, e quando uma corrente flui através de um condutor esse cria uma corrente elétrica no material dielétrico que faz com que haja um “acumulo de voltagem” no capacitor.Já o indutor é geralmente um fio que é moldado em um geometria helicoidal que tem a forma de uma bobina , e tem como função o acumulo de corrente.Esse acumulo é possível pois quando é fornecido uma corrente a bobina, é criado um campo magnético que liga os dois extremos da bobina e causa um acumulo de corrente.
Umas das aplicações praticas de circuitos com indutores e capacitores são os flash das câmeras fotográficas. A principal função destes dispositivos é emitir uma luz de alto brilho que é gerada por uma alta corrente que passa no tubo do flash enquanto a lente da câmera se abre. A potencia fornecida ao flash é de um pouco mais de 1000W que duram aproximadamente um pouco menos de 1 milissegundo. Apesar de a potencia ser bastante elevada , a energia fornecida ao sistema é muito pequeno já que o tempo de duração é inexpressivo, essa energia chega a representar a quantidade de apenas 1 joule.
Existe uma serie de fatores que impedem que a energia seja fornecida diretamente da bateria para o flash, o primeiro é que a bateria consegue fornecer apenas poucas dezenas de voltes enquanto o flash precisa de algumas centenas para que ele consiga operar.Outra fator que impossibilita esse fornecimento é que a máxima potencia oferecida pela bateria e de 1 w , devido a resistência interna de Thévenin , e isso não satisfaz nem de longe as necessidades do flah.Por causa disso a energia é fornecida , por vários segundos ,