Aplicabilidade e impactos na sociedade contemporânea 1
Considera-se que sociedade é conjunto de pessoas que mantêm relações sociais; colectividade; Relações entre pessoas; convivência.
Levando em consideração a tecnologia essa definição de sociedade se tornou insuficiente, pois a sociedade deixou de ser aquele conjunto físico de indivíduos no momento em que se associou a ela o termo “digital”, referindo assim à sociedade contemporânea.
A sociedade contemporânea é o tempo moderno, a sociedade que vivemos hoje, ela caracteriza-se pela globalização, as informações e a velocidade com a qual elas atingem a sociedade.
Na atualidade o que prevalece é a necessidade de informação, sendo a base do conhecimento para a sociedade contemporânea, das relações da vida econômica, politica e social. Surgindo assim novas formas de circulação de informação, conhecimento e partilha do mesmo. O que nos convidam a aceitar uma nova forma de socializar, uma forma que nos tira do anonimato e que nos leva a uma invasão de privacidade consentida.
Em razão da tecnologia e das facilidades que ela traz, os receptores dessas informações transformam-se cada vez mais exigentes, em todos os sentidos. Exigentes consigo, com os outros, com as coisas, com tudo, tornando o mundo tão exigente, ao ponto de os serviços e informações ficarem insuficientes, esgotáveis, pobres.
Em virtude disto, o mundo se especializou. As profissões ganharam novos rumos, novas perspectivas. Os cursos que antes eram genéricos, como engenharia, direito, medicina, tornaram-se insuficientes e foram ganhando afluentes. Se antes os clínicos gerais, engenharia mecânica e o direito davam conta da demanda profissional, com o passar dos anos e a evolução da sociedade, exigiu que os profissionais se tornassem especialistas, criando ramos e abrindo possibilidades.
Hoje, especialistas, mestres e doutores são essenciais para o desenvolvimento veloz da sociedade, exigido em todas as partes. Apesar dos malefícios gerados (como tempo