Aplicabilidade do Aço
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DIEGO ZIELINSKI
IVI VALÉRIO MARESSA
APLICABILIDADE DO AÇO
MAFRA-SC
2014
AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
UTILIZAÇÃO DO AÇO NO CONCRETO ARMADO
Os aços para concreto armado são ligas de ferro que contém, para melhorar as suas propriedades, elementos como carbono, manganês, silício, cromo e também impurezas não metálicas como combinações de fósforo e enxofre. Conforme a composição, resultam propriedades diferentes, sendo que o teor de carbono desempenha papel principal. A resistência do aço aumenta com o teor de carbono na sua composição ou mesmo a adição de outros elementos formando a ligas. O mesmo efeito pode também ser obtido por meio de tratamento posterior, térmico ou mecânico.
Quanto ao processo de fabricação, os aços para concreto armado classificam-se em aços de dureza natural e aços deformados a frio.
Chamamos de concreto armado à estrutura de concreto que possui em seu interior, armações feitas com barras de aço.
Os fios e barras de aço utilizados nas estruturas de concreto são classificados em categorias, conforme o valor característico da resistência de escoamento (fyk). Nesta classificação, a unidade de medida está em kgf/mm², sendo os aços classificados como: CA 25; CA 40; CA 50 ou CA 60. No caso do CA 50, por exemplo, sua resistência (fyk) é equivalente a 500 MPa.
Estas armações são necessárias para atender à deficiência do concreto em resistir a esforços de tração (seu forte é a resistência à compressão) e são indispensáveis na execução de peças como vigas e lajes, por exemplo.
Os aços podem também ser divididos conforme o processo de fabricação, ou seja: Aços Tipo A
- Fabricados pelo processo de laminação a quente sem posterior deformação a frio, ou por laminação a quente com encruamento a frio.
- Apresentam em seu gráfico de tensão x deformação um patamar de escoamento.
- São fabricados com bitolas (diâmetros)