Aplica es das Derivadas nas reas econ micas e Administrativas
Como notamos para cada nível de produção temos um custo marginal o que motiva a determinação da função custo marginal; Assim em análise econômicas e administrativas, definimos a função custo marginal, simbolizada por: Cmg = Função Custo Marginal = C’(q). Como a derivada da função de custo ex: Se o custo é dado por C=0,1q3-18q²+1.500q+10.000, então a função Custo Marginal será Cmg=C’(q)=0,3q²-36q+1.500.Assim em análise econômicas e administrativas, definimos a função Custo Marginal simbolizada Cmg com derivado da função de custo.
Receita Marginal: É a variação da Receita correspondente ao aumento de uma unidade na venda de um produto. A função Receita Marginal é obtida pela derivada da Função Receita Ex: Rmg = Função Receita Marginal = R’(q)
Lucro Marginal: A função lucro marginal é obtida pela derivada da função lucro. Se a função lucro é simbolizada Por: Lmg = Função Lucro Marginal = L’ (q).
Custo Médio Marginal: Nós dá a variação do custo médio de um produto médio do produto que corresponde ao aumento de uma unidade na produção dele. Se a função custo médio é simbolizada por Cme (q) C’me (q).
Produção Marginal: É a variação da produção correspondente ao aumento de uma unidade do insumo utilizado na produção. A função é produção é simbolizada Poe P(q): Pmg=Função Produção Marginal=P’(q)
Receita Marginal: Vale lembrar que a receita na venda de um produto é dada por: R=p.q onde p é o preço em função da quantidade demanda q.
Elasticidade – Elasticidade –Preço da Demanda
A demanda de um produto pode ser associado ao seu preço, se o preço aumenta, a demanda diminui Por exemplo: Se houver uma considerável aumento no preço do sal, a demanda dos consumidor e praticamente não se altera, uma vez q tal produto é indispensável e tem pouco peso no orçamento doméstico.
Para os cálculos que ocorre várias na demanda , então a variação percentual da demanda q em relação à demanda