Apl 1.2 (física)
Diagrama de transferências de energia
Questões problema
Pergunta 1
R: Não. A transferência de energia de um recipiente fechado para um sistema é mais difícil, porque existe um grande isolamento e há mais dificuldade na libertação de energia. A transferência de energia de um recipiente abeto para um sistema é mais fácil, visto não haver isolamento e a todo o momento há libertação de energia.
Pergunta 2
R: Poupa-se mais energia, havendo menos energia dissipada, quando o recipiente é fechado e/ou isolado.
Pergunta 3
R: Quando cozinhamos, podemos aumentar o rendimento no aquecimento se houver boa condutividade térmica do recipiente. Este, deverá estar tapado para evitar perdas de calor devido à evaporação da água. A chama ou placa elétrica deve ter um diâmetro igual ou inferior ao fundo do recipiente.
Questões
Pergunta 1
R: Para aumentar o rendimento do aquecimento quando se cozinha deve haver boa condutividade térmica do recipiente, que deve estar tapado para evitar perdas de calor e a chama ou placa elétrica deve ter um diâmetro igual ao fundo do recipiente.
Pergunta 2
R: O processo do recipiente fechado, pois a energia dissipada é menor, não há perdas de calor e, assim, a água aquece mais rápido.
Pergunta 3
R: O processo mais eficaz no aquecimento da água é o que utiliza o vaso de Dewar, visto que a água no goblé irá aquecer mais lentamente, porque o vidro é um material menos isolante. Por outro lado, no vaso de Dewar, sendo um sistema fechado, o calor que contribui para o aquecimento foi apenas o da resistência elétrica, pelo que a água no goblé aquece mais lentamente, devido a possuir uma potência menor.
Pergunta 4
R: A placa elétrica tem que ser ligada ao máximo de potência para que fique continuamente ligada. Se assim não acontecer, a resistência funcionará intermitentemente (como se observa, por exemplo, nos ferros de engomar).
Pergunta 5
R: Seria de esperar que o