APII LIBRAS
367 palavras
2 páginas
Curso: Programa Especial de Formação Ped. Docentes - Biologia (LICENCIATURA)Nome da Disciplina: Língua Brasileira de Sinais
Nome do Tutor (a): Quezia Cavalcanti
Nome do Aluno (a): Natallie Ferreira de Souza
Numero do RGM: 15309665 Nome da Unidade II: História da pessoa com surdez ao longo dos tempos.
Para se decidir qual a educação mais adequada para surdos, primeiramente as necessidades educacionais do indivíduo devem ser levadas em conta. A criança surda deve sair da escola com a mesma base de formação de seus colegas oralizados. Dessa forma o julgamento de qual a melhor escola para o surdo deve-se basear não somente nos conceitos de escola especial ou escola regular, mas sim no que lhe será oferecido naquele momento, naquele contexto social.
A escola regular promove a inclusão, valoriza as relações sociais, promove à troca, caracteriza no modelo inclusivo, que é recomendado como ideal, segundo o MEC.
Porém para a realização adequada e cumprimento de todas as necessidades educacionais da criança surda, são necessárias diversas intervenções, e essas necessidades se confrontam com a realidade de desigualdade no Brasil.
São necessárias várias intervenções especificas para que o objetivo da educação inclusiva seja conquistado como, profissionais adequados e especializados (profissional esse muito escasso no mercado), preparo dos professores, boa amplificação sonora, apoio ao intérprete, técnicas específicas para atingir a criança surda, entre muitos outros.
Portanto acredito que a inclusão de uma criança surda em uma escola regular, só deveria ser feita caso esta escola ofereça, todas as condições para que ela possua o mesmo aprendizado que seus colegas oralizados recebem, que ela possa sair com a mesma bagagem de conhecimento e preparada igualmente.
Em contrapartida, não há o que se discutir quando o assunto é a melhor forma de comunicação. No oralismo os surdos eram colocados a margem da sociedade, vistos como doentes que mereciam cura, serem normalizados,