Aperfeiçoar ou mudar aula tema 3
Em um cenário político questionável, onde a ética parlamentar é duvidosa, o que seria mais conveniente? – aperfeiçoar o Presidencialismo, um sistema político “enraizado” na cultura brasileira ou implementar um sistema “inovador” , conhecido como Parlamentarismo?
Analisando o parlamentarismo, pergunto: seria viável? A histórica burocracia e a divisão política nacional permitiria tal experiência? Poderíamos aplica-lo usando como exemplo de eficácia, nações tão distintas do Brasil? O sistema político nacional é instável e sensível, uma “experiência deste porte”, não ameaçaria segurança da nação e a tranquilidade do povo? ( que já passou por inúmeros episódios políticos traumáticos) .
Acredito veementemente que o sistema político Presidencialista, já experimentado, é mais adequado a Constituição Brasileira e é o que mais condiz com nossa atual situação política.
No Brasil, um país extremamente dividido (politicamente falando), seria inviável e extremamente burocrático iniciar o Parlamentarismo (que não saberemos como evoluirá), reiniciando do zero todo ciclo histórico-político da nação. Acredito no aperfeiçoamento do Presidencialismo, adequando suas diretrizes a nossa Constituição.
Como patriota, acredito no poder do meu voto. A cada eleição, a esperança de dias melhores, e a cada 4 anos ( caso isso não aconteça), mais uma vez tenho o oportunidade de renovar. O direito as eleições diretas, foi conquistado com muita luta e eu ,não colocaria todas as decisões sobre meu país nas mãos de um grupo de parlamentares , eticamente questionáveis, inseridos num jogo político agressivo de partidos manipuladores. Tais fatos, não me deixam segura em delegar a esta casta de políticos, a escolha do chefe de estado.
Acredito no poder da democracia. Já houve anteriormente um plebiscito sobre o tema e o povo escolheu o presidencialismo e, como diz o ditado: “ A voz do povo é a voz de