Absolutismo
Ênfase na Estrutura:
Teoria da Burocracia PLT pg. 13 a 17;
Teoria Estruturalista PLT pg. 17 a 18.
O aluno deve ler o PLT antes da aula para permitir uma interação.
5.1- Teoria da Burocracia:
Hoje, vamos estudar Administração segundo Max Weber (1864-1920), sociólogo alemão fundador da teoria da burocracia. Para Weber burocracia não tem o mesmo significado pejorativo que tem no nosso uso popular. Burocracia é um termo técnico que identifica certas características da organização formal voltadas para racionalidade e eficiência.
A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.
A burocracia traz uma maneira racional de organizar pessoas e atividades em busca de seus objetivos. Podemos denomina – lá assim: buro = escritório cracia = poder, ou seja,
Fatores Provocantes:
A Teoria da Burocracia desenvolveu - se dentro da Administração ao redor dos anos 1940 em função dos seguintes aspectos:
• Tanto a Teoria Clássica como a Teoria das Relações Humanas, mesmo sendo oponentes e contraditórias, revelam dois pontos de vista extremistas e incompletos sobre a organização, gerando a necessidade de um enfoque mais amplo e completo, tanto da estrutura como dos participantes da organização. • Necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como o comportamento dos membros participantes, e aplicável a fábrica e também a todas as formas de organização humana. • O crescente tamanho e complexidade das empresas passaram a exigir modelos organizacionais mais bem definidos. • Tanto a Teoria Clássica como a Teoria das Relações Humanas mostraram-se insuficientes para responder à nova situação, que se tornava mais complexa. • A Sociologia da Burocracia propôs um modelo de organização e os administradores não