aparelho reprodutor feminino
Os órgãos genitais externos (vulva) são ladeados pelos grandes lábios, que são bastante volumosos, carnudos e comparáveis ao escroto nos homens. Os grandes lábios contêm glândulas sudoríparas e sebáceas (que segregam óleo). Depois da puberdade, cobrem-se de pêlos. Os pequenos lábios podem ser muito pequenos ou ter até 6 cm de largura. Estão localizados nos grandes lábios e rodeiam os orifícios da vagina e da uretra. O orifício da vagina denomina-se intróito e a zona com forma de meia-lua que se encontra por trás desse orifício é conhecida como forquilha vulvar. Através de canais minúsculos que estão situados junto ao intróito, as glândulas de Bartholin quando são estimuladas segregam um fluxo (muco) que lubrifica a vagina durante o coito. A uretra, que transporta a urina da bexiga até ao exterior, tem o seu orifício de saída à frente da vagina.
Órgãos genitais externos da mulher
Os dois pequenos lábios têm o seu ponto de encontro no clítoris, uma pequena e sensível protuberância análoga ao pénis no homem, que é revestida por uma camada de pele (o prepúcio) semelhante à pele que se encontra na extremidade do membro masculino. Tal como este, o clítoris é muito sensível à estimulação e pode ter erecção.
Os grandes lábios encontram-se na parte inferior, no períneo, numa zona fibromuscular localizada entre a vagina e o ânus. A pele (epiderme) que cobre o períneo e os grandes lábios é semelhante à do resto do corpo (grossa, seca e pode descamar-se). O revestimento dos pequenos lábios e da vagina, pelo contrário, é uma membrana mucosa. Apesar de as suas camadas internas serem de estrutura semelhante à epiderme, a sua superfície mantém-se húmida graças ao líquido dos vasos sanguíneos das camadas mais profundas que atravessa o tecido. A sua grande quantidade de vasos sanguíneos dá-lhe uma cor rosada.
O orifício vaginal é rodeado pelo hímen (ou membrana vaginal). Na mulher virgem, o hímen pode cobrir por completo o orifício, mas