aparecida
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
PEDAGORGIA
APARECIDA FERREIRA DA COINCEIÇÃO REIS
FICHAMENTO:
A GEOGRAFIA NA SALA DE AULA
Fichamento apresentado no curso de pedagogia da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Geografia no 1º período, sob a orientação da Professora Veronica Teixeira de A. Facanha.
Paripiranga
Abril de 2015
CARLOS, Ana Fani A. A Geografia na Sala de Aula. 6ª Ed. São Paulo: Contexto, 2004.
CREDENCIAIS:
Ana Fani Alessandri Carlos é uma geógrafa brasileira. É professora titular do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, coordenadora do Grupo de Estudos sobre São Paulo. Foi professora na Universidade de Barcelona e na Universidade de Buenos Aires.
RESUMO:
O livro A geografia na sala de aula ressalta como a geografia foi usada no Brasil desde a descoberta do continente, ate hoje. E como a geografia é ensinada, os métodos de ensino como: os conteúdos, instrumentos utilizados. O Ensino geográfico que é ensinado nas escolas não tem como principal função de formar pessoas conscientes que possam refletir, analisar o mundo ao seu redor com o intuito de modifica-lo para melhor atender a população como um todo principalmente as populações carentes. È incrível notar que ainda hoje a geografia tradicional toma conta do pensamento geográfico em especial nas escolas de ensino médio e elementar. O jovem de hoje não suporta mais a decoração, memorização, que ora os é imposta. A escola da fábrica do século passado ainda está ai e não dá conta da formação desse jovem. Há que se pensar em um ensino que forme o aluno do ponto de vista reflexivo, flexível, critico e criativo. Os estudantes de hoje querem pensar por conta própria, querem se manifestar em sala de aula analisando sua realidade com o pensamento geográfico, eles não querem só ver a geografia também querem fazer geografia nas salas de aula. Não querem e não devem mais ser agentes passivos, pois todos são ativos