O Documento de Aparecida
O D O C U M E N T O D E A P A R E C I D A - V C E L A M
I N T R O D U Ç Ã O
A Conferência do Episcopado latino americano e caribenho realizada na cidade de Aparecida SP – Brasil contou com a presença de sua Santidade o papa Bento XVI que em carta preambular aprovou o texto final em tempo recorde,ou seja apenas um mês depois de seu encerramento. Vale destacar desta carta os dizeres do Pontífice sobre sua alegria de ver contemplado no documento a prioridade à Eucaristia e a santificação do dia do Senhor (domingo).
Na introdução do documento os conferencistas invocam os que os antecederam como discípulos e missionários em especial São Toribio Mongrovejo que é o patrono do episcopado latino americano. Deixam claro que nesta caminhada tivemos tempo de luz e de sombras. Hoje o desafio é o novo período da história caracterizado pela desordem generalizada que provoca turbulências políticas e sociais. A Igreja não pode se fechar diante de tais situações; como na manhã da ressurreição o Senhor continua a nos dizer : Não tenham medo ! A fé católica reduzida a normas e proibições, devoções fragmentadas, adesão parcial das verdades da fé, participação ocasional em alguns sacramentos pode ser considerada a maior ameaça que enfrentamos hoje. A todos nos toca recomeçar a partir do Cristo , reconhecendo que não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande idéia,mas pelo encontro com uma pessoa.
Como vemos o grande desafio da conferência foi o de refletir juntos os problemas e desafios da evangelização nos dias de hoje. As diversas tendências ou correntes existentes dentro da própria Igreja sentam-se ao redor da mesa não só de reflexão e estudo mas acima de tudo ao redor da mesa da Eucaristia.
O documento final de Aparecida está dividido em quatro partes, a saber: Primeira