APAC NOVA LIMA
A APAC Nova Lima, com mais de 10 anos de funcionamento, promoveu reintegração social de mais de 90% dos recuperandos que passaram pela instituição. Ao contrário do sistema prisional comum, onde mais de 80% dos presos voltam à vida do crime, na metodologia APAC e, em especial na APAC Nova Lima, este número não alcança os 8%.
Associação de Proteção e Assistência ao Condenado – APAC – é uma entidade civil de direito Privado, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, dedicada à recuperação e reintegração social dos condenados às penas privativas de liberdade. Ela figura como forma alternativa ao modelo prisional tradicional, promovendo a humanização da pena de prisão e a valorização do ser humano, vinculada à evangelização, para oferecer ao condenado condições de se recuperar. Busca, também, em uma perspectiva mais ampla, a proteção da sociedade, a promoção da justiça e o socorro às vítimas. Um dos fundadores da metodologia APAC é o advogado Mário Ottoboni, que em 1972 desenvolveu um trabalho junto aos presos da única cadeia existente em São José dos Campos/SP.
A implantação da APAC NOVA LIMA, começou com a instauração de um procedimento administrativo com o fito de interditar a Cadeia Pública de Nova Lima. Posteriormente iniciaram junto com a representante do Ministério Público, a Dra. Elva Cantero, os contatos com a classe política, empresarial e com os mais diversos seguimentos sociais, onde conseguiram o terreno, a verba e as pessoas da comunidade que iriam dirigir o estabelecimento prisional. O Estado colaborou na doação de quase todos os equipamentos para que o estabelecimento prisional pudesse receber os presos, outros recursos foram conseguidos junto ao Poder Legislativo e a classe empresarial. Hoje, em Minas Gerais, o Executivo diante do sucesso da APAC, vem patrocinando a construção de diversos estabelecimentos prisionais.
Inúmeros são os fatores de