Ap 1.6? 1.8? 2.0?
Motores AP (Auto Performance)
Os motores AP 1.6, 1.8 e 2.0 álcool e a gasolina são muito parecidos, difíceis de serem identificados por causa das semelhanças que ha entre eles.
O retificador na maioria dos casos identificam o motor através:
Do curso do virabrequim;
Formato da cabeça do pistão;
Diâmetros dos cilindros;
Usam da experiência e de outras referencias, mas nem sempre há precisão e geram duvidas constantemente. O motivo é que estes motores não se diferenciam entre os seus modelos. As construções do bloco, virabrequim, bielas, cabeçote, pistões, eixo comando, tampa de válvulas, coletores e quase todos os acessórios são idênticos.
Mas afinal como identificar corretamente este motor?
A identificação é feita com praticidade através de prefixos gravados na lateral do bloco, entre a bomba de combustível e o distribuidor. Precisamente são através destes prefixos gravados no bloco por letras que identificam a potencia do motor se é: 1.6, 1.8, 2.0 e se é movido a álcool ou a gasolina. As letras são duas ou três e variam de motor para motor identificando o mesmo quanto ao tipo de combustível e cilindradas.
Os motores de 2.0 na maioria são mais fáceis de serem identificados, pois usam jet Coolers na galeria principal de lubrificação, o cabeçote é com sistema de tucho hidráulicos, como por exemplo o: Santana
Observação: Não confundir motores Passat com motores AP, há uma diferença muito grande entre estes motores apesar da semelhança!
Abaixo criei tabelas referente as estes prefixos, combustível, cilindrada, curso do pistão, diâmetro dos cilindros e a razão de compressão e o ano de fabricação. Facilitando assim, conhecer corretamente os modelos de motores AP:
Motor fabricado no ano 1991 até 1993
Prefixo do motor
UD
UE
UQ
UR
UQB
combustível
Gasolina
Álcool
Gasolina
Álcool
Gasolina
Cilindrada (cm³)
1781
1781
1984
1984
1984
Curso do Pistão
86,40
86,40
92,80
92,80
92,80
Diâmetro dos