Ao Fazer O Levantamento De Dados Na C Mara Municipal Desta Cidade De Lagamar MG
COMPETIÇÃO E/OU COOPERAÇÃO
Acadêmica em Bacharelado em Administração Pública pela UFOP - UAB
Ao fazer o levantamento de dados na Câmara Municipal desta cidade de Lagamar MG, onde foi observado que na cultura organizacional e a inteiração entre os setores que é o tema escolhido por meu grupo foi possível constatar que existe de fato dois lados distintos quando o assunto é cooperação e competição. Segundo Di Pietro:
Órgão público é uma unidade que congrega atribuições exercidas pelos agentes públicos que o integram com o objetivo de expressar a vontade do Estado, sendo a sua existência, com estruturas e atribuições definidas em lei, relacionada a uma necessidade de distribuir racionalmente as inúmeras e complexas atribuições que incumbem ao Estado nos dias de hoje. (Di Pietro 2006)
Sendo assim sabemos que a Câmara de nossa cidade é um órgão público, e podemos também considerar que a Constituição Federal de 1988, que conferiu as funções estatais de soberania aos três tradicionais Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), garantindo-lhes, dessa forma, autonomia e independência. Portanto, dentro da estrutura organizacional desta Câmara que é caracterizada como um órgão público independente e autônomo permite que a mesma capture a liberdade de montar a sua própria estrutura organizacional.
Em sua estrutura cada setor é responsável por suas tarefas, pela divisão do trabalho, poder e responsabilidades foram constados que cada setor é composto por:
- Auxiliar de Serviços Gerais: 1 funcionário;
- Almoxarifado: 1 Funcionário;
- Contabilidade: 1 Funcionário;
- Controle Interno: 1 Funcionário;
- Secretaria: 1 Funcionário;
- Vereadores: 9 Funcionários. Estes dependem diretamente um do outro para o funcionamento otimizado dessa Câmara Municipal, o Poder legislativo é Exercido Pelo Presidente da Câmara Municipal, auxiliado pelos vereadores que a compõem. O Presidente da Câmara