Anúbis
Deus da morte no Egito Antigo, mumificação, origem, funções, religião egípcia, mitologia do Egito, deuses egípcios Anúbis: detentor das técnicas de mumificação
Quem era
De acordo com a mitologia do Egito Antigo, Anúbis era o deus da morte, da mumificação e do submundo. Era representado com o corpo de homem com a cabeça de um chacal. É considerado a primeira múmia do Egito Antigo.
Funções e poderes
Era Anúbis quem presidia as mumificações, pois era o guardião dos conhecimentos desta técnica. Anúbis também tinha a função de ser o protetor das tumbas. Era também o juiz dos mortos e quem conduzia a alma dos mortos no além.
Filiação
Anúbis era, de acordo com os mitos egípcios, filho de Néftis (deusa dos desertos) com o deus Osíris. Anúbis teve um filho, Kebechet.
Curiosidades:
- Seu nome egípcio era Anpu ou Inpu. Anúbis é o nome adaptado pelos gregos.
- Tinha os seguinte títulos no Egito Antigo: "Senhor da Necrópole", "Senhor da Terra Santa", "Senhor do Oeste", entre outros.
Hades
Quem é, mitologia grega, deus grego, figura mitológica, imagem, escultura, cão Cérbero, bibliografia Escultura de Hades e seu cão Cérbero
Quem era, história e poderes do deus Hades
Na mitologia grega, Hades era o deus responsável por governar o mundo subterrâneo e as almas após a morte. Era filho de Cronos e de Réia, irmão de Zeus (deus dos deuses) e de Poseidon (deus dos mares).
A passagem mitológica mais conhecida envolvendo o deus Hades é aquela em que ele rapta Perséfone, filha da deusa Deméter, para viver com ele no mundo subterrâneo, tornando-a sua esposa. Este mito é mais conhecido como o Rapto de Cora (como Perséfone era retratada na mitologia romana).
Hades era um deus que provocava muito medo na Grécia Antiga. Como estava relacionado com a morte, os gregos evitavam falar seu nome. De acordo com a mitologia grega, Hades era muito quieto, intimidativo e impiedoso. Não gostava de oferendas e sacrifícios. Também não costuma interferir nos