Anátomo-fisiologia do sistema auditivo.docx transferido com sucesso
551 palavras
3 páginas
ORELHA EXTERNA: é composta pelo pavilhão auricular, meato acústico externo (MAE) e pela primeira camada da membrana timpânica (MT).1. Pavilhão Auricular: composto de cartilagem + pele + gordura (principalmente na região lobular). Função: localização do som, sua perda NÃO está associada à perda auditiva,
2. Meato Acústico Externo: ±2,5cm, tortuoso, para proteger a membrana timpânica. Constituição: pele + rede vascular+ osso em sua parte proximal e ganha gordura conforme se encaminha para o pavilhão auricular.
3. Membrana timpânica: 3 camadas: pele, fibras elásticas e colágenas (mais espessa e mais importante) e por uma projeção da camada mucosa da orelha média.
ORELHA MÉDIA
A segunda e a terceiras camadas da membrana timpânica fazem parte da orelha média.
A cadeia ossicular é composta por: Martelo, Bigorna e Estribo. O primeiro se encaixa na camada média da MT, através da qual a vibração é transmitida à orelha interna.
A onda sonora caminha pelo MAE e chega à MT, que vibra, movimentando a cadeia ossicular, transformando a onda sonora em movimento (energia cinética).
O estribo, encaixado na Janela do Vestíbulo (JV), ao movimentar-se transmite as vibrações através JV à perilinfa (componente da orelha interna).
ORELHA INTERNA
É dividida em 2 partes: anterior (coclear) e a posterior (vestibular).
Atrás da JV há a rampa vestibular e que se encontra no helicotrema cm a rampa timpânica, que acaba na janela do tímpano (JT).
As duas rampas – vestibular e timpânica – são preenchidas por PERILINFA, um líquido semelhante ao líquido extracelular, rico em sódio e pobre em potássio.
A JT “amortece” a onda de perilinfa, uma vez que esta permite o rechaço da onda. O ducto coclear divide as duas rampas
Dentro do ducto coclear há ENDOLINFA (semelhante ao líquido intracelular, rico em potássio e pobre em sódio). A endolinfa é produzida pela estria vascular, também responsável pela sua reabsorção.
Separando a rampa vestibular do ducto coclear há a membrana de