análize dos textos que tratam dos institutos de democracia no brasil como se daria a consulta que nosso governofaria caso fôssemos votar pelo regime de Governo
428 palavras
2 páginas
Análise dos textos que tratam dos institutos de democracia no Brasil de como se daria a consulta que nosso governo faria caso fôssemos votar pelo regime de governo. Bom, antes de mais nada, é preciso em primeiro lugar realizar um projeto de educação e instrução a respeito do assunto, pois não é um tema fácil de decidir porque a maioria da população brasileira não tem acesso a informação de qualidade para ter um poder de decisão correto.Somos em grande maioria manipulados pelos meios de comunicação de massa que nos fazem decidir exatamente o que eles querem, democracia se faz com educação.
A respeito do parlamentarismo puro a figura do chefe de estado é meramente figurativa de, forma que, quem decide a respeito dos assuntos junto ao parlamento é o chefe de governo e esse mesmo chefe de governo é escolhido pela maioria do parlamento parlamento o que o coloca a serviço em uma via de mão dupla sem o poder de veto, ainda mais se o parlamento não for de maioria confiável de acordo com os interesses da população como é que ficaria a situação de nosso pais. É muito perigoso essa questão já que nos encontramos em uma situação de vários políticos envolvidos em escândalos tanto na câmara dos deputados como no senado. Existem hoje no mundo dois regimes de governo que regem a sociedade mundial em seus países cada um com suas características próprias para a organização do bem comum das pessoas que são o parlamentarismo e o presidencialismo.
Como o presidencialismo é representado por três poderes, o executivo o legislativo e o judiciário, onde os três dependem um do outro, não existe a supremacia de um ter mais poder sobre o outro com o intuito de haver o equilíbrio entre os três.
Diante disso foi criada a constituição federal de 1988 que é a lei máxima do País que não pode ser desrespeitada e que fala quem deve escolher a melhor forma de governo é o povo.
Nesse sistema o chefe de estado e o chefe de governo são a mesma pessoa, e em caso de má administração