Elementos da Comunicação
O processo de comunicação
Para que a transmissão da informação ocorra adequadamente, são necessários 6 elementos:
EMISSOR – MENSAGEM – CÓDIGO – MEIO – RECEPTOR – FEEDBACK
Esses 6 elementos interagem da seguinte forma:
O emissor, que deseja enviar a mensagem, precisa escolher um código e o meio pelo qual deseja transmiti-lo ao receptor. Um exemplo: uma mensagem codificada em língua portuguesa, transmitida pela fala (propagação pelo ar), que é recebida pelo interlocutor, decodificada (ele conhece o idioma) e compreendida (ele envia um sinal que faz com que o emissor confirme o entendimento). Se o ciclo se fechar, com o feedback do receptor, a comunicação terá sido efetiva.
O sétimo elemento envolvido em um processo de comunicação é o ruído, só que ele interage justamente em sentido contrário, ou seja, dificultando ou mesmo impedindo que a comunicação se concretize. Um livro com uma página faltando; uma linha mal impressa; um barulho durante uma palestra; um chiado no rádio; um pendrive que não abre; alguém que passe na frente da TV; a não compreensão de um idioma ou do significado de uma palavra… Todos esses são exemplos de ruídos de comunicação que podem trazer resultados danosos, dependendo da situação.
Já escrevemos sobre alguns ruídos de comunicação que podem ser minimizados com a ajuda da ergonomia cognitiva.
O fluxo das informações
A informação captada por nossos 5 sentidos é conduzida até o cérebro, onde ocorre a decisão. Se a informação não for utilizada naquele momento, ela será armazenada na memória para as futuras decisões.
A ergonomia, a partir da década de 1980, passou a estudar de forma mais crescente os aspectos envolvendo a captação de informações (percepção); o