Análise e soluções referentes aos indicadores sociais de educação e cultura no Estado de Minas Gerais
CAMPUS AVANÇADO VARGINHA
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E ECONOMIA
TÓPICOS ESPECIAIS I - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Análise e soluções referentes aos indicadores sociais de educação e cultura no Estado de Minas Gerais
VARGINHA – MG
01/04/2013
Análise e soluções referentes aos indicadores sociais de educação e cultura no Estado de Minas Gerais.
Resumo: O presente trabalho foi baseado no estudo de uma série de textos referentes às áreas de educação e cultura, evidenciando seus atuais problemas e possíveis soluções, que devem ser tomadas a fim de melhorar as condições de renda, emprego, qualidade de vida, inclusão social do indivíduo.
Palavras Chave: Indicadores sociais, Cultura, Educação, Minas Gerais.
Introdução
A Educação na sociedade atual é considerada um dos principais pilares do desenvolvimento humano, econômico e social, além de ser um dos fatores base de inclusão e mobilidade social. No Brasil, há um atraso considerável, levando em conta o acesso à escola e elevação da escolaridade da população. Porém, nos últimos anos é possível notar avanços consideráveis no âmbito educacional, isso devido ao aumento de pessoas mais instruídas, universalização do ensino fundamental, dentre outros indicadores. Em Minas Gerais, temos uma situação parecida com a apresentada no próprio país, percebidos através de indicadores sociais posteriormente estudados no presente trabalho.
Identificação do Problema Considerando o nível de atraso no âmbito educacional brasileiro, notamos que o real problema vem das bases educacionais do próprio país, onde durante um grande período de tempo anda defasada, devido à inúmeros fatores como: Má formação educacional dos pais, má alfabetização, professores mal remunerados e pouco qualificados, progressão continuada, falta de infraestrutura nas escolas, dentre outros. Além de tais