Engenheiro Mecânico
Antes de utilizar a planilha automática de cálculo de produtividade pela primeira vez, uma leitura atenta deste manual irá ajudá-lo a conhecer os diversos conceitos e definições empregadas no raciocínio de cálculo estimativo de produtividade das escavadeiras hidráulicas.
1 – PRODUÇÃO HORÁRIA REQUERIDA: quantidade de material que se necessita movimentar por unidade de tempo, seja em volume no banco, volume solto ou em peso.
2 – VOLUME NO BANCO / DENSIDADE NO BANCO: volume ou densidade do material em seu estado natural, antes de ser escavado.
3 – VOLUME SOLTO / DENSIDADE SOLTO: volume ou densidade do material após escavado ou removido do seu estado natural.
4 – FATOR DE EMPOLAMENTO: relação entre as densidades ou volumes do material em seu estado no banco e solto. Normalmente é expresso em percentual, significando que determinada porção do material aumentou de volume em X% após ser escavado.
5 – CICLO: o ciclo completo de uma escavadeira é composto de (partindo com a caçamba apoiada no solo): penetrar e escavar, levantar, girar, descarregar, girar de volta e tocar a caçamba novamente no solo.
O TEMPO DE CICLO é o tempo necessário para executar uma vez a sequência acima e a CARGA DO
CICLO é a quantidade de material movimentado a cada ciclo (em volume solto, volume no banco ou peso, conforme a necessidade).
6 – EFICIÊNCIA DE OPERAÇÃO: tempo efetivamente trabalhado por unidade de tempo corrido.
Normalmente é expresso em minutos por hora, significando que X minutos foram efetivamente produtivos no intervalo de uma hora corrida.
EFICIÊNCIA
MINUTOS / HORA
Máximo teórico
60
Eficiência ideal
55
Eficiência boa
50
Eficiência média
45
Eficiência regular
40
Eficiência baixa
30
ILUSTRAÇÃO – FATOR DE EMPOLAMENTO (4)
Animação: terra sendo removida e empilhada ao lado do buraco, ficando claro que o volume da pilha é maior. Hachurar os dois volumes.
1,3