Análise a partir dos conceitos de Kevin Lynch
Introdução
O objetivo deste relatório é efetuar um relato da visita técnica na área de estudo: Primeiro Distrito do Bairro 25 de Agosto - Caxias RJ Brasil - através dos critérios de Kevin Lynch expressos em seu livro: A boa forma da Cidade.
No livro o autor destaca que a boa cidade é um lócus de desenvolvimento das necessidades físicas, materiais, culturais e emocionais do indivíduo e do grupo.
Sua teoria enraíza o pensamento liberal na construção e transformação do espaço utilizando generalizações de critérios universais e abstratos.
No capítulo 6: Dimensões de Execução, Lynch considera que as dimensões de execução da cidade (forma como a cidade de realiza como tal, aglomerado populacional) são ferramentas úteis se relacionadas com a forma espacial da cidade e não com valores propostos pelas culturas locais.
No entanto é importante ter a sensibilidade de perceber as diferentes concepções de bem estar. Por isso são necessárias as generalizações.
1- Vitalidade: Grau em que a forma apoia as funções humanas vitais, dimensão ligada diretamente ao nosso bem-estar físico, ou seja, capacidade de servir de suporte à vida.
Características: sustentação, segurança e consonância.
Sustentação: Recursos necessários à vida.
Segurança: Riscos controlados.
Consonância: Estímulos sensoriais que o ambiente oferece. 2-Sentido: Grau em que o aglomerado pode ser compreendido por seus residentes no tempo e espaço. Sendo diferenciado de outros lugares pela sua identidade, singularidade ou/e suas lembranças.
3- Adequação: Capacidade da forma e dos espaços apoiarem ações, comportamentos e atividades sociais e humanas.
4- Acesso: Possibilidade de alcançar outras pessoas e todos os lugares da intervenção.
5- Controlo: Grau em que os habitantes controlam a produção, o uso e a gerência do ambiente urbano.
Além das cinco dimensões iniciais, que de acordo com Lynch abrangem as principais qualidades de um aglomerado, o autor acrescenta mais dois