Análise tipográfica minion
Minion é uma fonte Original da Adobe, inspirada pelo clássico, as fontes garaldinas do final da renascença, um período de elegância, beleza, e fontes de alta leiturabilidade. Criada inicialmente para textos impressos, a sua combinação de estética e funcionabilidade possibilita uma boa leitura com versatilidade nas tecnologias digitais. A Minion conta com versões Black Weight, display, sets complets e ornamentos para usos que vão de livros de edição limitada a embalagens.
A Minion é uma fonte garaldina e como as outras de sua categoria e tem inspiração nas raízes caligráficas, mas cria uma grande ruptura em simplesmente mimetizar a escrita a mão de antigas escolas Italianas ou escribas. É nesse momento que podemos ver os tipo realmente indo para as engrenagens, devido a invenção e popularização da imprensa. http://cdn.ilovetypography.com/img/old-style-characteristics.png As fontes garaldinas começam a demonstrar um maior refinamento – em grande parte para adequar-se ao processo de popularização da imprensa. Como consequência as garaldinas são caracterizadas por um maior contraste entre traços mais grossos e finos, ou seja, uma maior modulação de traço em relação as humanistas. São em termos gerais mais rigidamente formatadas e refinadas. Apesar disso nota-se essas características notavelmente nas serifas: aonde as ascendentes são terminadas em serifas triagulares. (Figura 1.1)
Outra grande diferença pode ser vista no eixo de contraste (Figura 1.2) aonde há uma posição mais perpendicular em relação a altura de X, ou seja, verticalizada. Nas humanistas, a caixa baixa da letra e goza de um notável barra obliqua, nas garaldinas testemunhamos uma contrastante adoção da barra horizontal, paralela a linha de base. Essa mudança define bem a ruptura da caligrafia para a escrita na imprensa, ainda há uma inspiração vinda da caligrafia, mas as modificações trazem mais harmonia, força estrutural (no caso de tipos de chumbo), menor possibilidades de ligaturas